• Mimi Zanetti

The Walking Dead: A Ascensão do Governador - Robert Kirkman e Jay Bonansinga (resenha)

The Walking Dead se iniciou como uma série de HQs em 2003, criada pelo escritor Robert Kirkman e o artista Tony Moore. A história começa com um policial, Rick Grimes, acordando em um hospital em meio ao apocalipse zumbi. Em 2010, o canal americano AMC começou a produzir uma série televisiva baseada nas HQs, desenvolvida por Frank Darabont. Está atualmente em sua décima temporada.


Em 2011, o universo TWD se expandiu com o início das publicações de livros, sendo o primeiro deles The Walking Dead: A Ascensão do Governador escrito por Robert Kirkman e Jay Bonansinga. O vilão Governador é apresentado no volume 05 dos quadrinhos, e na 3ª temporada da série televisiva. Nesse livro descobrimos um pouco mais sobre suas origens.


A narrativa traz um grupo de sobreviventes composto por Phillip Blake, sua filha Penny, seu irmão Brian, e seus amigos Bobby e Nick. O grupo parte para Atlanta (capital da Geórgia) após a morte de um de seus integrantes, em busca de uma suposta área de refugiados.


Ao chegar na cidade, eles percebem que ela está infestada de zumbis e não há nenhuma zona segura como imaginavam. Porém, encontram um pequeno grupo de sobreviventes, a família Chambers, com quem ficam por um tempo.


Enquanto Phillip é determinado, e por natureza o líder do bando, Brian é retraído de desajustado. As emoções e relações humanas são bem exploradas nesse novo mundo hostil, com momentos de extrema violência (inclusive estupro). Como em diversas obras pós apocalípticas, nunca se sabe quem é a maior ameaça, os monstros ou os próprios seres humanos.


Governador na HQ à esquerda, e na série à direita, interpretado por David Morrissey.

O livro tem aproximadamente 360 páginas, sua leitura é rápida e o final é surpreendente. Parte de sua história serviu de inspiração para a 4ª temporada da série (a família Chambers). Mesmo quem nunca assistiu a série ou leu as HQs pode ler tranquilamente, pois o enredo é auto explicativo. Já os fãs antigos são brindados com a ascensão de um dos vilões mais icônicos do universo TWD.


The Walking Dead: A Ascensão do Governador

Ano: 2012

Páginas: 361

Idioma: português

Editora: Galera Record