• Cultista

Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais - RJ Parker e JJ Slate (resenha)


Hoje em dia é muito fácil marcar um encontro com um completo desconhecido. Podemos fazer um perfil em aplicativos de namoro pelo celular e depois de algumas conversas pode-se encontrar com alguém pessoalmente. Alguns anos atrás isso poderia ser feito ser feito em salas de bate papo online. Redes sociais também estão aí para isso. Voltando mais alguns anos, existiam os anúncios de encontros nos jornais.


De fato, há muito tempo existem formas de encontrar desconhecidos na vida real, especialmente em encontros românticos, e o fato é que o advento da internet vem cada vez mais facilitando isso. Por mais que medidas de segurança sejam tomadas, riscos existem e esse é um alerta que aparece logo na introdução de Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais, de RJ Parker e JJ Slate.



O livro é uma coleção de 33 histórias reais sobre assassinatos relacionados à internet, a maioria destes ocorridos nos Estados Unidos. Destes destaca-se o famoso canibal alemão Armin Meiwes, que assassinou, cozinhou e comeu partes de sua vítima que se voluntariou para tal crime (leia mais nesta postagem).


Há também o caso da norte americana Lacey Spears, a mãe blogueira que fazia postagens em redes sociais sobre a saúde debilitada de seu filho, e que por fim foi condenada pela morte do pequeno Garnett de cinco anos (links extras no fim do post). O juiz que a condenou disse que Lacey Spears sofre de Síndrome de Münchhausen por procuração, em que o portador provoca doenças em terceiros, ou as informa falsamente, para ganhar atenção.


Outro caso que chama a atenção é da garota Ashleigh Hall, uma adolescente britânica de 17 anos que foi assassinada em 2009 por Peter Chapman, o assassino de 33 anos que se aproximou da vítima através de um perfil falso no Facebook.


Estes e outros 30 casos são apresentados no livro de forma breve e sem a adição de imagens. Apesar de resumida, a obra traz os detalhes mais viscerais de cada caso, sendo recomendado para maiores de 18 anos. Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais faz parte da série CRIME SCENE da DarkSide Books, que traz obras sobre crimes reais.


Capa dura: 272 páginas Editora: DarkSide Books

Edição: 1 (20 de julho de 2015) Idioma: Português


***


Sobre o caso da blogueira Laceys Spears, seus perfis ainda aparecem ativos, porém sem postagens desde 2012, ano de morte do pequeno Garnett.

Link do blog: GARNETT'S JOURNEY

Perfil no twitter de Lacey Spears: @garnettsmommy

Página de Lacey no MySpace: LaCey SpEars

Notícia no G1 sobre a prisão da assassina: Nova-iorquina é condenada por matar filho com sal