• Cultista

Sósia - Renan Cardozo (resenha)



Passando por aqui mais um autor brasileiro de qualidade (e muito promissor): o escritor catarinense Renan Cardozo com seu breve romance Sósia. Sua inspiração é nos clássicos lovecraftianos e nos escritos de Carl Jung, focando na loucura humana e aprofundamento psicológico.


A narrativa se passa em uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, e é contada através de cartas e relatos. Tudo começa com um pequeno garoto com uma doença imunológica que acaba morrendo. Por alguns dias os moradores do local ficam de luto até que o menino reaparece, mais vivo do que nunca, e com uma saúde exemplar.


Cabe ao protagonista da história, o médico Johnas Spirandelli, juntamente com o sargento Carvalho, o trabalho de desvendar o mistério do menino ressuscitado. O problema da pequena cidade se agrava quando o “milagre” não se restringe apenas ao garoto.


Tal fenômeno afeta não somente a dinâmica entre os moradores da cidade, como também a psiquê de seus habitantes. A dúvida sobre a própria sanidade acaba por atingir cada indivíduo da comunidade.


A linguagem desta obra é rebuscada e o enredo é atemporal, porém nenhum dos dois fatores dificulta ou prejudica a experiência da leitura. O livro teve um projeto bem sucedido no site de financiamento coletivo Catarse, e hoje está disponível no Amazon (incluindo Kindle Unlimited).


Confira aqui a campanha no Catarse (em atual sobre-meta, você ainda pode colaborar) e adquira o livro através da Amazon!


***


Extra:


Enquanto lia o livro, recordei-me de uma série que assisti um tempo atrás: The Returned (2015). Sua premissa inicial é sobre um pequeno garoto morto há anos que repentinamente volta à cidade em que morava. Apesar da ideia inicial de cada obra parecer de certa forma similar, ambos têm abordagens bem diferentes. The Returned foi inspirada em Les Revenants, série francesa, e teve apenas uma temporada, sendo cancelada em seguida.