• Mimi Zanetti

Noite Macabra - Raul Dias (resenha)

"A loucura ainda beija muitos lábios. O peso do fardo ainda empurra multidões para baixo. Sobreviver não é mais uma opção quando a sanidade se esvai. Esse é o ato mais bravo"


Noite Macabra é uma antologia recém saída do forno, seu lançamento foi em 26 de outubro de 2018, e é uma bela oportunidade para conhecer novos autores brasileiros de terror. Sua organização foi feita pelo autor e ghost writer Raul Dias.


A cada “Epístola do Anfitrião”, de autoria de Raul Dias, conhecemos um pouco mais sobre uma reunião de uma seita com ares Lovecraftianos, que reúne 13 escritores na noite de Halloween. Cada trecho é precedido por um conto de cada autor presente no evento.


Dos 13 contos presentes no livro, selecionei os meus três favoritos (a relação de todos os contos e autores estão abaixo na postagem):


  • Caça aos Coelhos foi escrito pela autora, youtuber e drag queen Agatha Christie, trazendo uma dura realidade que acomete diversas pessoas em todo o mundo: o desprezo e preconceito vindos da própria família por conta de sua opção sexual. A humilhação e rejeição passadas dentro do lar afetam profundamente a drag queen Alice, trazendo um desfecho sangrento à sua história.


  • Páginas Úmidas de Victor Bonini é um conto metalinguístico que traz um escritor na produção de seu livro. Quando um incidente no prédio do personagem-autor Victor o obriga a sair de seu apartamento durante as férias, o escritor aluga um quarto próximo à represa Billings em São Paulo para que possa escrever seu próximo livro. Durante sua estadia, Victor presencia estranhos acontecimentos em seu quarto, e a visão de uma mulher nadando em noites frias, fazendo com que o protagonista perceba que há algo errado no local.


  • O primeiro autor brasileiro que apareceu aqui no blog foi o Robson Gundim com seu ótimo livro Enquanto Eles Não Vêm (leia a resenha aqui), e orgulhosamente escrevo novamente sobre esse escritor talentosíssimo com Um Drinque no Matadouro, conto que fecha esta antologia. Um jovem pode descobrir que o trabalho dos sonhos de seu tio pode ser na realidade um grande pesadelo.


A obra inteira é excelente se descobrir novos talentos da literatura de terror brasileira. Uma bela junção de estilos e temas em um livro que provocará diversas sensações em seus leitores.


Formato: eBook Kindle

Número de páginas: 185 páginas

Editora: Raul Dias

Edição: 1 (26 de outubro de 2018)

Idioma: Português


Raul Dias - Organizador e escritor

Claudia Lemes - Prefácio

Pedro Deleu - Fede à Esperança

Oscar Nestarez - Breu Povoado

Drag Queen Agatha Christie - Caça aos Coelhos

Lucas Dallas - Gêmeo Malvado

Victor Bonini - Páginas Úmidas

Soraya Abuchaim - Tributo ao Diabo

Irmãs Hoffmann - Pacboy

Renata Maggessi - O Banquete

Aislan Coulter - “S”

Luiz Manchanoski - Abissal

Danilo Morales - Doze Para o Inferno

Henrique de Micco - Corações de Pedra

Robson Gundim - Um Drinque no Matadouro