• Mimi Zanetti

A Besta - Peter Benchley (resenha)

“Os assassinos da indústria pesqueira das Bermudas, ele acreditava, ele sabia, sentia que podia provar - eram os pescadores. Não só os das Bermudas, mas todos, em geral. Gente. Gente que não se contentava em ganhar a vida e queria uma matança, tratando o oceano como se fosse um poço profundo para ser minado e despojado de vida. Whip tinha um nome científico para essa gente: Homo merdus.”


Talassofobia é uma palavra de origem grega que designa o medo intenso do mar ou de viagens marítimas. Particularmente, adoro viajar para o litoral mas morro de medo de entrar no mar. Sempre penso que existe algo nas águas (geralmente escurecidas do litoral paulista) que vai agarrar minhas pernas e me devorar. Pode ser um medo irracional, porém é fato que no oceano existem diversas espécies estranhas e outras ainda desconhecidas de animais. E esse medo é uma das abordagens de Peter Benchley em seus livros.


O autor é mais conhecido por ter escrito o romance Tubarão (Jaws - 1974), que deu origem ao filme de mesmo nome dirigido por Steven Spielberg. Nele, um grande tubarão branco faz ataques em uma pequena cidade dos Estados Unidos, e três homens tentam matar o grande animal.


Em A Besta (The Beast - 1991), Benchley se aprofunda mais no medo de criaturas abissais, uma vez que a grande estrela deste romance é uma Architeuthis dux, uma lula gigante conhecida por ser o segundo maior invertebrado do planeta, atrás apenas da lula colossal.



No enredo, um veleiro naufraga na costa das ilhas Bermudas e seu bote é encontrado vazio à deriva, fazendo com que o veterano do mar Whip Darling suspeite que a causa do acidente tenha sido um animal de grande porte. Descobre-se que a pesca desenfreada na região fez com que o animal tenha saído das águas mais profundas, seu habitat natural, e se aproximou da costa em busca de comida.


Fonte: Wikimedia Commons

O romance é marcado por conflitos entre autoridades e pescadores locais, deixando explícito o desequilíbrio ecológico causado pela ação humana. Em tempos de tragédias como as de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, o impacto no ecossistema é uma discussão atual e necessária.


Meu medo em relação a criaturas marinhas é proporcional ao meu fascínio, sempre busco filmes com o tema mas eu nunca tinha lido um livro que retratasse esses animais de forma realista. Posso dizer que essa minha primeira experiência foi incrível, passei verdadeiros momentos de apreensão com a leitura e mal posso esperar para ler obras semelhantes.


Uma Architeuthis dux avistada no Japão

Um filme baseado na obra foi ao ar em duas partes na emissora americana NBC em 1996, com a direção de Jeff Bleckner e William Petersen (mais conhecido como o Gil Grissom nas primeiras temporadas de CSI) no papel principal.


A Besta - Peter Benchley

Ano: 1992

Páginas: 292 Idioma: português Editora: Rocco



Escultura no Japão simulando o ataque de uma lula colossal a uma baleia cachalote (sim, elas comem baleias!)


Fontes:

Wikipedia - Lula-gigante

Wikipedia - Peter Benchley



2 comentários