
O Segredo do Mal (2014)
O Segredo do Mal (ou, O Segredo Matusita) é um found footage peruano de 2014 que encontrei perdido no catálogo do Prime Video. O enredo é aquele velho conhecido: uma equipe de filmagem entra em uma famosa casa assombrada, com histórico de maldições e assassinatos, o filme que vemos é composto pelas gravações encontradas depois dos desaparecimentos.

A equipe é composta pelo apresentador Fabián Vasteri (Bruno Espejo), a produtora Jimena (Lupita Mora), o cinegrafista Luis (Eduardo Ramos) e o vidente Óscar (Willy Gutiérrez).
A Casa Matusita, cenário principal do filme, é real. Foi construída no final do século XIX, fica no centro de Lima e é considerada um local de atividade paranormal. Muitas lendas urbanas são associadas à casa, por exemplo, a do apresentador argentino Humberto Vílchez que apostou que ficaria no local por sete dias seguidos, mas fugiu nas primeiras horas e precisou ser internado em um manicômio. O suposto evento se deu na década de 70 e foi desmentido anos depois pelo próprio apresentador, que admitiu ter espalhado o boato para alavancar a audiência do seu programa. No fim das contas, tudo não passa de lenda, e o próprio dono do imóvel desmentiu as histórias há alguns anos.

Se por um lado a história verdadeira não tem nada de incomum, por outro, considerando o filme, é interessante assistir uma obra de outro país latino americano e conhecer um pouco mais sobre suas lendas locais. Porém, trata-se de um found footage genérico que se utiliza da mesma fórmula e elementos clichês que já vimos várias e várias vezes. Apesar de algumas cenas sinistras, efeitos especiais eficazes e uma boa cena final, o resultado em geral acaba sendo mais do mesmo.
O Segredo Matusita conta com a direção competente de Dorian Fernández-Moris, cineasta conhecido no Peru pelos seus filmes de terror. Seu filme de maior sucesso é Cementerio General de 2013, uma das maiores bilheterias de terror no país.
