Capa Azul e Vermelha de Feliz Natal para Facebook.png

O Novo Horror - Daniel Gruber e Irka Barrios (organização)

O Novo Horror é uma antologia publicada em 2022 pela editora O Grifo, e sua inspiração é o movimento "pós-horror", o subgênero cinematográfico que ganhou força na década de 2010 com filmes como A Bruxa (The VVitch: a New-England Folktale, 2015, direção de Robert Eggers), Nós (Us, 2019, Jordan Peele) e Hereditário (Hereditary, 2018, Ari Aster). O termo foi cunhado pelo jornalista Steve Rose do The Guardian em 2017 para se referir aos filmes de terror "não convencionais", o que gera polêmica até hoje.


Polêmicas e nomenclaturas à parte, a antologia é composta por 20 contos selecionados pelos escritores Daniel Gruber e Irka Barrios (que também escrevem neste livro), com apresentação de Antônio Xerxenesky, e conta com autores talentosos de diversos estados do Brasil.



O Novo Horror tem seus altos e baixo mas a maioria dos contos me agradou bastante. Eis os que mais gostei:


Parece que vai chover - Andrezza Postay: o livro abre com um conto breve que chama a atenção pelo estranhamento que causa, a cara do pós-horror.


A passagem - Daniel Gruber: dois irmãos, que não se veem desde a morte da mãe cinco anos antes, têm um reencontro que trará profundas mudanças.


Cordeiro de Deus - Ismael Chaves: um dos meus favoritos, o conto mostra um estranho culto familiar, tem uma pegada folk horror que me fez pensar em Atividade Paranormal 4 com algo de Midsommar. O conto está concorrendo na categoria Narrativa Curta de Terror do Prêmio ABERST 2022.


Purificação - Larissa Prado: outro favorito, um conto que mostra a face assustadora das crianças.


A mulher da cabeça muito grande - Oscar Nestarez: muitos contos de fadas têm uma face sinistra e aqui, um deles serve de inspiração para uma obra bem mais horripilante.


Eu li a edição física posso dizer que é visualmente impecável, a diagramação é perfeita, tanto que recebeu a menção honrosa do Prêmio ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) de 2022. Foi a primeira vez que li algo da editora e fiquei realmente encantada com o capricho. O livro também está disponível em e-book (incluso na assinatura do Kindle Unlimited).


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo