• Mimi Zanetti

O Navio Misterioso - H.P. Lovecraft (tradução + análise)

“O Navio Misterioso” é uma das poucas histórias da juventude de Lovecraft que sobreviveram até os dias atuais. Esse breve conto foi escrito pela primeira vez quando o autor tinha apenas 8 anos (fato mencionado em uma carta escrita por Lovecraft em 1931).


Em 1902, aos 12 anos, Lovecraft publicou a história em um pequeno livro feito à mão, sendo posteriormente publicado pela Arkham House no livro The Shuttered Room and Other Pieces, em 1959. De acordo com S.T. Joshi, biógrafo do autor, essa é uma das suas mais decepcionantes histórias.


O conto traz o desaparecimento de três pessoas após um estranho navio atracar em diferentes partes do mundo. Sua geografia é bem confusa, incluindo menção ao Polo Norte. De acordo com Joshi, na biografia I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft (2010), não se sabe se Lovecraft quis dar um embasamento científico para sua história, ou se ele realmente acreditava no local que menciona no conto. Vale lembrar que, apesar de precoce, ele era apenas uma criança quando o escreveu.


Existe uma versão mais longa, e provavelmente revisada, que foi coletada por August Derleth. Há controvérsias quanto a essa versão, pois foi apresentada como sendo de 1898, porém é bem mais longa que a de 1902.


Aqui neste post você encontra as duas versões:


  • Tradução da versão estendida em PDF para download:









Fontes: