top of page

Medo (2003)

Foi adicionado recentemente ao catálogo do Star+ o filme de terror psicológico sul coreano Medo (também conhecido como A Tale of Two Sisters; 장화, 홍련 no original) sob o título “Duas Irmãs” (por esse motivo demorei um pouco para encontrar no catálogo). O filme foi dirigido por Kim Jee-woon, também responsável pelo ótimo I Saw The Devil de 2010.


A história é sobre Su-mi (Im Soo-jung), uma garota recém saída de um hospital psiquiátrico, que retorna à casa de seu pai junto com a irmã mais nova, Su-yeon (Moon Geun-young). Su-yeon é uma garota frágil e atormentada pelo fantasma da mãe, morta há alguns meses, e é constantemente maltratada pela madrasta Eun-joo (Yum Jung-ah). Isso faz com que Su-mi aja sempre de forma superprotetora com a mais nova, frequentemente entrando em conflito com a atual esposa de seu pai. O próprio pai, Moo-hyeon (Kim Kap-soo) parece apático e mentalmente distante.


Su-yeon (Moon Geun-young) à esquerda e Su-mi (Im Soo-jung) à direita

Infelizmente, eu já tinha assistido há alguns anos o remake americano de 2009, O Mistério das Duas Irmãs (The Uninvited), com a Emily Browning no papel da irmã mais velha, e eu tinha gostado do filme. Então, ao assistir o original, fui criando expectativas em relação à narrativa e elas foram sendo quebradas aos poucos, pois, embora os dois filmes tenham os alguns elementos principais em comum, a versão americana é muito mais simplista e dá mais enfoque à relação das irmãs. Já o norte coreano tem bem mais camadas psicológicas. O sobrenatural e o psicológico se misturam durante o filme, fazendo com que o espectador mais desatento fique um pouco perdido, especialmente na parte final.


O ritmo é lento, como visto em várias outras produções asiáticas, também há poucos jump scares. As atuações são ótimas, apesar de um pouco caricatas às vezes. Minha dica é: se não viu o remake, assista o original antes, a experiência vai ser mais proveitosa. Medo tem seus momentos de horror, mas também tem bastante drama e toca especialmente nas questões da culpa e da perda.


Foto promocional do filme

O filme ganhou diversos prêmios na Coréia do Sul e arrecadou mais de um milhão de dólares em bilheteria pelo mundo. O roteiro foi vagamente baseado na história de Janghwa e Hongryeon do folclore norte coreano, que fala sobre duas garotas e sua malvada madrasta. Vale a pena conferir.





Medo (2003)

장화, 홍련/Janghwa, Hongryeon


Duração: 1h 54min


Direção: Kim Jee-woon


Roteiro: Kim Jee-woon


Elenco: Im Soo-jung, Moon Geun-young, Yum Jung-ah, Kim Kap-soo

Terror, suspense, fantasia e ficção científica.png
bottom of page