• Cultista

Música Lovecraftiana: Saille

Saille é uma banda de Symphonic Black Metal vinda diretamente da Bélgica, fundada em 2008 pelo tecladista e compositor Dries Gaerdelen. Com quatro álbuns lançados com temas lovecraftianos, mitologia, satanismo e letras inspiradas em outros autores como Edgar Allan Poe e Stephen King.



Na gravação de seus álbuns, a banda utiliza instrumentos típicos de uma sinfonia tocados por músicos reais, ao contrário de muitas bandas que usam samples de teclado, fazendo com que tenha uma sonoridade verdadeiramente sofisticada e melódica.


Seu álbum de estréia é o Irreversible Decay, um full lenght de 43 minutos lançado em 2011. Sua gravação contou com um violoncelo, dois violinos e um fliscorne, e é capaz de agradar os fãs mais exigentes de symphonic black metal.


O segundo lançamento intitulado Ritu foi lançado em 2013, marcando a entrada do vocalista Dennie Grondelaers e adicionando a temática lovecraftiana às suas músicas como Fhtagn e Haunter of the Dark. O álbum tem uma sonoridade levemente mais agressiva que o anterior. Outros instrumentos sinfônicos como acordeão e trombone foram utilizados na sua concepção, e um vocal lírico feminino foi adicionado em algumas faixas. O destaque deste álbum fica com Fhtagn, uma ambientação perfeita para o conto O Chamado de Cthulhu com o verso “Ia! Ia! Cthulhu fhtagn”.



No ano seguinte, seu terceiro full lenght intitulado Eldritch é lançado, mantendo a qualidade dos dois álbuns anteriores. Neste temos a faixa The Great God Pan, título homônimo à obra de Arthur Machen, destoando das demais com partes faladas intercaladas com metal melódico e agressivo.


Fãs dos primeiros lançamentos do Dimmu Borgir e Emperor certamente irão gostar do último lançamento da banda de 2017, o álbum intitulado Gnosis. Elementos sinfônicos e de black metal puro, se misturam perfeitamente ao longo das nove faixas do álbum. A mixagem ficou por conta de Wojtek e Sławek Wiesławski, que já trabalharam com bandas como Vader e Behemoth.


Site Oficial

Facebook