
Invocação do Mal e os estágios da atividade demoníaca
Invocação do Mal (The Conjuring) foi dirigido por James Wan (Jogos Mortais, Sobrenatural), e teve Vera Farmiga e Patrick Wilson nos papéis de Lorraine e Ed Warren. O caso que inspirou o filme, presente no livro Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais (Darkside Books, 2016), foi o incidente com a família Perron.

Na adaptação, após um breve prólogo introduzindo o casal Warren no caso da boneca Annabelle, podemos acompanhar a história de uma família que se muda para uma grande casa na cidade de Harrisville (Providence, Rhode Island) em 1971.
Desde os primeiros momentos, o telespectador pode ver os aspectos de uma uma infestação demoníaca afligindo a família, enquanto paralelamente mostra a vida dos Warren até que passam a investigar o caso dos Perron.

De acordo com os Warren, a atividade demoníaca tem três estágios: o primeiro deles é a infestação, em que as entidades buscam provocar o medo, assim fragilizando a vontade humana. Barulhos desconhecidos, batidas, movimentação de pequenos objetos, e pequenas peças fazem parte da estratégia para instaurar o terror.
O segundo estágio é a opressão, em que a entidade já está estabelecida no local, e há o aumento na intensidade das atividades paranormais para que as vítimas sejam fortemente oprimidas física e psicologicamente.
Essa fase é uma preparação para o terceiro estágio: a possessão, quando a pessoa já está completamente à mercê da(s) entidade(s), podendo ter seu corpo invadido por um ou uma legião de espíritos inumanos (forma como os Warren se referem a espíritos que nunca andaram sobre a terra na forma humana, ou seja, os demônios).
Um quarto e último estágio pode acontecer, caso a pessoa ou a família não busque auxílio: a morte. Essas etapas são apresentadas brevemente em um filme de quase duas horas, e se passam na história em um curto intervalo de tempo, porém na vida real podem se arrastar por semanas, meses ou até mesmo anos. Na história real, o casal Roger e Carolyn Perron e suas filhas passaram uma década como alvos desses espíritos inumanos.
Um amigo imaginário, puxões de pés na cama à noite, brincadeiras infantis com toques sinistros, sonambulismo e aparições são alguns dos elementos que compõem a obra cinematográfica. Invocação do Mal teve um orçamento de 20 milhões de dólares, arrecadando mais de 318 milhões em bilheteria ao redor do mundo.

Lorraine Warren e Andrea Perron (a mãe e esposa da história real) trabalharam como consultoras no filme. Em contrapartida, os donos da casa original onde se passou todo o incidente contestaram a veracidade dos fatos apresentados e processaram a Warner Bros.
Gerrard Brittle, autor de Ed & Lorraine Warren - Demonologistas, processou a Warner Bros., a New Line Productions e o diretor James Wan, por infração de direitos de exclusividade com o casal Warren.

Invocação do Mal agregou várias críticas positivas, incluindo premiações de melhor filme de terror no Empire Awards, Saturn Awards, IGN Summer Movie Awards e Critics' Choice Movie Awards, entre outros prêmios de outras entidades. O sucesso do filme fez com que tivesse uma sequência, lançada em 2016, e uma terceira continuação, ainda sem data prevista. A série também produziu dois spin off: Annabelle (2014) e Annabelle 2: A Criação do Mal (2016).
Onde assistir: HBOMax
