• Cultista

In memoriam: Stuart Gordon (1947 - 2020)

Essa semana, o querido cineasta americano Stuart Gordon nos deixou aos 72 anos. Em sua homenagem, vamos relembrar os principais filmes dirigidos por ele, que também foi um grande fã de H.P. Lovecraft e responsável por algumas adaptações de suas obras:


A Hora dos Mortos-Vivos (1985) Re-Animator


Um clássico do terror. Inspirado no conto Herbert WestReanimator de Lovecraft, a história traz um estudante de medicina obcecado com a ideia de reanimar tecidos mortos, produzindo assim um soro para esse propósito. Mas é claro, as coisas não saem como previsto, e através de tentativa e erro ao tentar fazer seu soro funcionar, Herbert West dá vida a bizarras criaturas.




Do Além (1986) From Beyond


Em mais uma adaptação de Lovecraft, um grupo de cientistas cria uma máquina que estimula a glândula pineal, fazendo com que a mente humana se abra para outras dimensões. O experimento é bem sucedido, porém sai do controle evidenciando formas de vida inimagináveis. Os atores Barbara Crampton e Jeffrey Combs, dupla que participou de Re-Animator, também estão nesse filme.




Bonecas Macabras (1987) Dolls


Um grupo de viajantes para em uma mansão durante uma tempestade. Os donos do local são um casal de idosos fabricantes de bonecas. O que poderia dar errado?




O Poço e o Pêndulo (1991) The Pit and the Pendulum


Apesar de ter o mesmo nome do conto de Edgar Allan Poe, o filme é vagamente inspirado no mesmo. A história se passa em 1942, durante a Inquisição Espanhola, e o Grande Inquisidor Torquemada, após ser seduzido pela beleza de uma aldeã, a condena por bruxaria.




Herança Maldita (1995) Castle Freak


Mais um filme inspirado em Lovecraft, dessa vez no conto O Forasteiro, e novamente com a dupla Jeffrey Combs e Barbara Crampton, interpretando aqui um casal que viaja com a filha para a Itália, e se hospedam em um antigo castelo herdado pela família.




Dagon (2001)

Dagon


Definitivamente uma das melhores adaptações de Lovecraft já produzidas. Apesar do nome, a história não é inspirada no conto Dagon, e sim na novela A Sombra Sobre Innsmouth. O barco de dois turistas americanos naufraga perto da costa da Galícia, e eles chegam a uma pequena vila chamada Imboca, cujos habitantes são devotos do deus Dagon.



Obrigada por tudo e descanse em paz.

Stuart Gordon

11/08/1947

24/03/2020