• Mimi Zanetti

A Sombra Sobre Innsmouth - H.P. Lovecraft (resenha)

"Onde termina a loucura e começa a realidade? Será possível que até este meu recente pavor seja pura ilusão?"



H. P. Lovecraft foi um grande escritor da literatura, porém não chegou a colher os louros da vitória em vida. Seu único livro que foi publicado enquanto estava vivo foi A Sombra Sobre Innsmouth, e com 400 cópias publicadas, apenas a metade foi vendida enquanto a outra metade foi destruída.


Por ser muito longa, a revista Weird Tales a rejeitou quando foi submetida por August Derleth em 1933, sendo publicada em 1936 pela Visionary Publishing Company.


A narrativa trata de um forasteiro que chega a uma cidade portuária habitada por estranhos indivíduos: Os Profundos.


“Alguns têm a cabeça estreita com nariz chato e carnudo, olhos saltados que parecem que nunca se fecham, e a pele deles não é muito definida: áspera e escamosa, e os lados dos pescoços são enrugados ou pregados. Ele também ficam calvos muito cedo.”

O local é descrito com um forte cheiro de peixe, sendo citada essa característica diversas vezes ao longo da estória. Innsmouth é tido como um lugar que os marinheiros evitavam, e que em 1846 teve mais da metade de sua população morta por uma epidemia.


Conforme o protagonista vai se aprofundando na cidade e seus moradores, as situações vão cada vez mostrando o perigo eminente a que está sujeito.



A Sombra Sobre Innsmouth teve algumas adaptações cinematográficas, e uma que teve grande inspiração na estória original, tendo muitos momentos fiéis à narrativa, foi o filme espanhol Dagon: La Secta del Mar, de 2001.



Neste filme gravado com falas em inglês e espanhol, Innsmouth torna-se Imboca, local onde um casal chega após um acidente em um barco. A película tem uma nota de 6,3 no site do IMDb, e foi dirigido por Stuart Gordon (Re-Animator). Trata-se de um filme B, de baixo orçamento, mas que garante momentos de diversão para fãs de terror, sejam eles aficionados por Lovecraft ou não.


Confira o trailer de Dagon:


Edição brasileira do livro:

Livro de bolso: 136 páginas

Editora: Hedra

Edição: 1ª (7 de agosto de 2008)

Idioma: Português