• Cultista

Garota Exemplar - Gillian Flynn (resenha)



Eu assisti a adaptação de Garota Exemplar em uma madrugada insone e fiquei surpresa com o filme. Não somente pela ótima direção de David Fincher (Clube da Luta, Seven), ou pela atuação incrível de Rosamunde Pike, que foi indicada ao Oscar por esta performance, mas por todo o enredo do filme, completamente envolvente na totalidade de seus 149 minutos.


Alguns anos depois, após algumas compras na Amazon eu pude escolher um e-book gratuitamente, e entre os disponíveis, Garota Exemplar me chamou a atenção na mesma hora.


Garota Exemplar (Gone Girl, em seu título original) é o terceiro romance da autora norte americana Gillian Flynn, logo sendo um dos bestsellers do The New York Times. O livro é um suspense envolvente, escrito em primeira pessoa, alternando o ponto de vista entre os protagonistas.



A narrativa traz a Amy Elliott Dunne, a garota título do livro, filha de dois escritores que a fizeram de inspiração para suas obras, uma bela mulher chegando aos seus 40 anos, casada com o jornalista Nick Dunne. Com o seu misterioso desaparecimento no dia de seu quinto ano de casamento, todas as suspeitas recaem sobre seu marido.


Trazendo o tema do mito do casamento moderno perfeito, a obra foi dita como misógina, e ao mesmo tempo feminista. Os relacionamentos e os personagens têm grande profundidade psicológica.


“Amigos enxergam a maioria dos defeitos um do outro. Cônjuges enxergam cada horrível pedacinho deles.”



Como toda história, esta tem seus dois lados. Apesar das diferenças entre livro e filme, ambos são de altíssima qualidade. A própria autora trabalhou no roteiro da adaptação, que também conta com Ben Affleck e Neil Patrick Harris no elenco, colecionando diversas indicações a premiações como Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.


Sobre o livro:

Ano: 2013

Páginas: 448 Idioma: português Editora: Intrínseca


Sobre o filme:

Data de lançamento: 2 de outubro de 2014 (Brasil) Direção: David Fincher Autora: Gillian Flynn Bilheteria: 369,3 milhões USD Prêmios: People's Choice Award: Thriller Favorito, Empire Award: Melhor Atriz, Critic's Choice Award: Melhor Roteiro Adaptado


A trilha sonora foi realizada por Trent Reznor (Nine Inch Nails) juntamente com o músico Atticus Ross. Confira no Spotify.


Fonte: Wikipedia