• Mimi Zanetti

Ed & Lorraine Warren Demonologistas - Gerald Brittle (resenha)

"No creo en brujas, pero que las hay, las hay"


“Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”. O ditado popular pode resumir bem a minha visão pessoal sobre a religião: não acredito em nada, mas também não duvido. Talvez a experiência de ler um livro que trata de demonologia, essencialmente cristã, possa variar de acordo com as crenças de cada leitor, mas é inegável que o assunto vem por anos causando fascínio na sociedade ocidental.


A prova disso são os livros e filmes baseados nos casos estudados pelo casal de demonologistas mais famoso dos últimos tempos: Ed e Lorraine Warren. Em 2016, a Editora Darkside trouxe para o Brasil a obra Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, escrita por Gerald Brittle em 1980.


O volume traz relatos de alguns casos já conhecidos pelo público consumidor de obras cinematográficas recentes de terror como o da boneca Annabelle (dos filmes Annabelle de 2014, e Annabelle 2: A Criação do Mal de 2017), em que um espírito demoníaco inferniza a vida de duas enfermeiras, entrando na vida delas através de uma boneca.


Outro incidente relatado é o Caso Enfield, que aparece no filme Invocação do Mal 2 de 2016, em que uma família inglesa é assombrada pela atividade de um suposto poltergeist. O caso da família Perron, que serviu de inspiração para Invocação do Mal de 2014, também aparece no livro.


É uma obra belamente produzida pela Darkside Books (apesar das imagens serem de baixa qualidade, especialmente pela data em que foram produzidas), e contém diversas explicações sobre o sobrenatural. Bruxaria, satanismo, infestação demoníaca e exorcismos são temas recorrentes no livro. Recomendado especialmente para entusiastas e curiosos sobre o oculto, e certamente céticos também vão se divertir com a leitura.

Sobre os Warren:


Ed Warren nasceu em 1926 e veio a falecer em 2006, tendo trabalhado quase toda sua vida como um demonologista. Lorraine Warren, nascida em 1927, é uma clarividente que trabalhou juntamente com seu marido, e as investigações do casal ultrapassam o número de dez mil. Foram uns dos primeiros investigadores no famoso caso de Amityville.



O casal Warren fundou a New England Society for Psychic Research (N.E.S.P.R.), um grupo de caça fantasmas da Nova Inglaterra (EUA). Existem muitas especulações acerca da veracidade desses incidentes, entretanto seu legado continua a inspirar diversas obras contemporâneas.

Sobre o livro:

Capa dura: 272 páginas Editora: DarkSide

Edição: 1ª (6 de outubro de 2016) Idioma: Português


Fontes: Site oficial dos Warren e do Museu do Oculto Wikipedia: Ed and Lorraine Warren