• Mimi Zanetti

Filme: A Casa das Almas Perdidas (1991)

A Casa das Almas Perdidas é um filme para televisão que foi ao ar no canal americano Fox Network em 1991, sendo baseado na história real da assombração da família Smurl.

Os Smurls viveram em sua residência entre 1974 e 1989 na Pensilvânia, e alegaram ter sido perseguidos por um demônio durante esse tempo. O casal Ed e Lorraine Warren participaram da investigação acerca da assombração da casa, que causava maus odores e diversos distúrbios, como barulhos muito altos e movimentação de objetos, apresentando certas semelhanças com um caso que podemos chamar de “primo mais famoso”, o famigerado horror em Amityville.


A sensitiva Lorraine Warren, em sua primeira visita à casa determinou que as perturbações eram causadas por três fantasmas sob ordem de um demônio. O local chegou a passar por um exorcismo feito por um padre católico na tentativa de expulsar as entidades (sem muito sucesso, é claro).


Ed Warren (Stephen Markle), Lorraine Warren (Diane Baker), Janet Smurl (Sally Kirkland) e Jack Smurl (Jeffrey DeMunn)

As investidas dos seres sobrenaturais chegavam a ser violentas, incluindo agressões aos moradores da casa e abuso sexual do patriarca da família, Jack Smurl (neste filme interpretado por Jeffrey DeMunn, conhecido por seu trabalho recente nas primeiras temporadas de The Walking Dead). A esposa atormentada é interpretada por Sally Kirkland, que recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua performance.



É um filme razoável e datado, dificilmente vai botar medo em uma geração que está acostumada a assistir filmes mais bem elaborados e com melhores efeitos especiais, mas pode causar uma leve nostalgia nos fãs de terror mais antigos.


De acordo com a própria família, eles mudaram de casa para fugir não dos seres malignos, mas sim dos holofotes da imprensa, que cobriu intensivamente o caso. Fica a questão de como a família conseguiu viver no local durante tanto tempo passando por experiências tão horripilantes.


A verdadeira família Smurl

A Casa das Almas Perdidas (1991)

The Haunted

Dirigido por: Robert Mandel

Duração: 100 minutos


Disponível dublado no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=eoNUIQ2KGJc