• Cultista

A História Está Errada - Erich von Däniken (resenha)

Em seu primeiro livro, o best seller Eram os Deuses Astronautas? (1968), o teórico suíço Erich von Däniken expõe suas ideias de que o nosso planeta foi visitado e influenciado por extraterrestres desde o início da humanidade. Sua carreira é marcada por polêmicas, acusações de fraude e duras críticas, geralmente sendo classificada pseudociência.


Hoje aos 83 anos, com 22 livros publicados em língua inglesa, Däniken é um dos apresentadores do programa Alienígenas do Passado do History Channel (13 temporadas), e sua influência entre entusiastas da vida inteligente fora da Terra é incontestável.


A História Está Errada teve sua primeira publicação em 2007 e conta com três partes: Livros Misteriosos; Desmascarando os Charlatães; e Ciência Natural em Nazca.



A primeira parte é a que contém informações mais interessantes, como o Manuscrito Voynich, um livro supostamente escrito há 600 anos, em um sistema alfabético desconhecido, contendo ilustrações enigmáticas. Foi estudado por criptógrafos profissionais e amadores, porém até hoje seu conteúdo não foi desvendado.


Páginas do Manuscrito Voynich

O Livro de Enoch também é extensivamente explorado no capítulo. As escrituras que foram supostamente redigidas pelo avô de Noé (o mesmo da Arca), contém informações astronômicas e proféticas. Estima-se que seus escritos datam de 300 ao primeiro século antes de Cristo, e foi completamente excluído das escrituras canônicas da Bíblia tanto pelos cristãos, quanto pelos judeus.


Apesar do tom de afronta com que Däniken se dirige aos leitores (uma provável tentativa de induzir a crença em suas teorias), tanto o Manuscrito Voynich quanto o Livro de Enoch são verdadeiros e misteriosos.


Já a segunda parte adquire um tom de “lavação de roupa suja”, pois o tema principal é o seu livro O Ouro dos Deuses, publicado em 1972. Nele, Däniken relata a descoberta de um sistema de cavernas feito por humanos, a Caverna de Los Tayos, com um conteúdo inimaginável escrito em folhas de metal.


Padre Crespi e artefatos de sua coleção

Como citado anteriormente, a carreira de Däniken é marcada por controvérsias, inclusive acusações de charlatanismo, e neste capítulo o autor se dedica a esclarecer o episódio de sua excursão às cavernas e desentendimentos com os expedicionários que as descobriram. Apesar de dar informações interessantes às místicas descobertas, mencionando também a coleção do Padre Crespi e o Livro de Mórmon, o tom que o autor usa para rebater suas críticas tornam esta parte a mais maçante do livro.


Linhas de Nazca no Peru

Por fim, um capítulo dedicado às misteriosas e famosas Linhas de Nazca. Nele, o autor apresenta diversas teorias e o resultado de seus estudos, sem trazer nenhuma novidade ao caso. A História Está Errada é um livro que agradará mais aos que acompanham a carreira de Däniken e teóricos dos antigos astronautas, do que leitores comuns.


Tem interesse em conhecer mais as histórias citadas? Leia aqui:

Manuscrito Voynich - Superinteressante; Archive.org (manuscrito completo digitalizado)

Livro de Enoch - Wikipedia; Arquivo UFO

Caverna de Los Tayos - Mistérios da Antiguidade

Coleção Crespi - Tô No Cosmos; Sofá da Sala

Livro de Mórmon - Wikipedia

Linhas de Nazca - Revista Galileu; BBC; National Geographic Brasil



Sobre o livro:

Capa comum: 241 páginas Editora: Idea Editora

Edição: 1 (1 de janeiro de 2010) Idioma: Português



Fontes:

Wikipedia - Erich von Däniken

Wikipedia - Book of Enoch