top of page

Dicas de filmes para assistir nessa sexta-feira 13

Quer assistir algum filme de terror nessa sexta feira 13 e não sabe qual? Confira as dicas separadas por temas:


* Palhaços


Para todos aqueles que sofrem de coulrofobia (medo de palhaços) ou não, uma boa pedida é A Casa do Terror (Hell House LLC - 2015) em que cinco anos depois de um evento que causou a morte de 15 pessoas em uma casa de terror, uma equipe de filmagem volta ao local para investigar o que aconteceu. Um bom found footage que pode ser assistido no Prime Video e na HBO Max.

Se preferir algo com bastante gore, sangue e vísceras por todos os lados, está disponível no Prime Video o filme Terrifier de 2016 (você pode ler minha opinião sobre ele nessa postagem).

E para aqueles que preferem uma coisinha mais mainstream, os filmes IT (A Coisa de 2017 e o Capítulo II de 2019) estão disponíveis na HBO Max.


A Casa do Terror

* Zumbis


Que tal um pouco de mortos vivos? Mas daqueles bem rápidos que correm e destroçam tudo o que veem pela frente! #Alive (2020) é um filme sul coreano sobre uma cidade assolada por um vírus mortal que transforma todos em zumbis sanguinários e é transmitido pela saliva e sangue. Dois sobreviventes isolados, um em cada apartamento, decidem desbravar a cidade arrasada em busca da sobrevivência. #Alive está disponível na Netflix e, ao contrário do que sempre vemos por aí, de filmes asiáticos ganhando remakes, este é baseado no roteiro de um filme norte americano (Isolado na Pandemia/Alone - 2019).

No mesmo gênero temos o ótimo Invasão Zumbi (2016), também sul coreano, e Madrugada dos Mortos (2004), remake do filme de 1978 de George Romero, mas dessa vez com zumbis bem mais ágeis. Também disponíveis na Netflix.


#Alive

* Fantasmas e assombrações


Ghostwatch (1992) é um mockumentary que enganou muita gente na época. Embora tenha sido previamente gravado, ele foi exibido pela emissora britânica BBC na noite de Halloween como se os eventos estivessem acontecendo ao vivo. Uma equipe de filmagem visita uma casa onde supostamente ocorrem fenômenos paranormais. Muita gente acreditou que aquilo tudo realmente estava acontecendo e foram feitas diversas ligações para a emissora. A história foi baseada no caso do poltergeist de Enfield (que também inspirou o filme Invocação do Mal 2 de 2016).

Ghostwatch não está disponível em nenhum streaming, mas você pode assistir pela internet (aqui com legendas ou aqui sem legendas). A imagem não é muito boa, mas talvez assistir pelo celular com fones de ouvido seja uma experiência interessante. Outra opção realmente fantasmagórica de qualidade é O Orfanato (El Orfanato), filme hispano-mexicano de 2007 dirigido por J. A. Bayona que tem produção executiva de Guillermo del Toro. Neste filme, Laura (Belén Rueda), seu marido e seu filho adotivo Simón, vão morar em um antigo orfanato desativado perto da praia. Laura pretende abrigar crianças com deficiência no orfanato, mas no dia de reabertura, seu filho Simón desaparece. A família passa por meses de angústia enquanto fenômenos fantasmagóricos parecem assombrar Laura. Édgar Vivar está no elenco (sim, o Senhor Barriga do Chaves). Disponível no Prime Video e na Netflix. Se preferir algo mais mainstream, todos os filmes do universo de Invocação do Mal estão disponíveis na HBO Max.


Ghostwatch

* Found Footage


Quem estiver afim de uma antologia, a dica é V/H/S (2012) que você pode encontrar no catálogo do Prime Video sob o título Crônicas do Medo. A franquia V/H/S foi criada por Brad Miska (do Bloody Disgusting) e já conta com 5 filmes (e um 6º em produção). Neste primeiro, temos segmentos dirigidos por David Bruckner, Ti West, Glenn McQuaid, Joe Swanberg e pelo trio Radio Silence. O segmento que une todos os outros ficou sob a direção de Adam Wingard. (Uma observação, lá você também encontra um tal filme chamado Crônicas do Medo 2, ele não tem nada a ver com a franquia V/H/S).

Outra boa pedida é o claustrofóbico Assim na Terra Como no Inferno (As Above, So Below - 2014), em que uma jovem pesquisadora se enfia sob as catacumbas de Paris atrás da famosa Pedra Filosofal, procurando terminar o trabalho de seu falecido pai. Sua equipe de filmagem registra tudo. O filme está disponível na Netflix.

Infectado (Afflicted - 2013) é um found footage que mostra dois amigos em uma viagem pela Europa, até que um deles é infectado por um agente misterioso. Foge do padrão, vale a pena conferir, tem lá na HBO Max.


V/H/S

* Demônios e bruxaria


Está disponível na Netflix e na HBO Max o filme Hereditário (2018), dirigido por Ari Aster, que conta com uma atuação monstra (e injustiçada) de Toni Colette. Na história, após a morte da matriarca, a família enlutada passa a descobrir segredos sombrios.

E na HBO Max também é possível assistir dois clássicos endiabrados: O Exorcista (1973) e O Bebê de Rosemary (1969).


Hereditário

* Gore/torture p*rn


Além de Terrifier (2016), nas indicações de filmes de palhaços, temos mais algumas dicas para quem quer ver bastante sangue e tripas: a franquia quase completa de Jogos Mortais está disponível na HBO Max e no Star + (mas por favor, passe bem longe de Espiral, o reboot disponível no Prime Video).

Na HBO Max também é possível assistir O Albergue I e II, os dois melhores da franquia e que foram dirigidos pelo Eli Roth.


O Albergue

* Ficção científica


Se ficção científica é mais a sua praia, então eu recomendo O Enigma do Horizonte (1997) que tem lá no Prime Video. No ano de 2047, uma equipe de resgate é enviada ao espaço para investigar um sinal emitido pela nave Event Horizon que desapareceu 7 anos antes. O filme foi dirigido por Paul W.S. Anderson (Resident Evil, Alien vs. Predador) e parece uma mistura louca entre Alien (1979) e Hellraiser (1987).

Outro filme interessante lá no Prime Video é Pandorum (2009), produzido pelo Paul W.S. Anderson. Uma nave designada para repopular um planeta, depois que os humanos acabaram com tudo na Terra, é enviada para o espaço com 60 mil pessoas em sono profundo. Depois de um tempo, dois tripulantes acordam e veem que os outros membros da equipe sumiram. Mas eles não estão sozinhos…


O Enigma do Horizonte


* Criaturas


Se você nunca assistiu O Abismo do Medo (2005), a hora é agora. Cinco amigas resolvem explorar uma caverna desconhecida e ficam presas no subsolo, mas, é claro, elas não estão sozinhas. O filme é tenso, escuro e claustrofóbico. Está disponível no Prime Video sob o título original: The Descent. Outra criatura que você encontra lá no Prime Video é o Pé Grande no filme Eles Existem (2014), dirigido pelo Eduardo Sánchez, o mesmo de A Bruxa de Blair. Agora, se você quiser algo bem trash com a cara dos anos 90, dê uma passadinha na HBO Max e confira Anaconda (1997), que tem no elenco Jennifer Lopez, Ice Cube, Owen Wilson e Jon Voight ;).

O ótimo Um Lugar Silencioso (2018) está disponível no Star+, no Telecine e no Prime Video. Sua sequência de 2020 pode ser assistida na Netflix.


O Abismo do Medo


* Assassinos/invasão domiciliar


Para filmes com ameaças mais “humanas”, temos Você é o Próximo (2011) de Adam Wingard, em que um jantar é arruinado por assassinos que invadem uma casa usando máscaras de animais. Tem lá na HBO Max.

Pesadelo no Inferno (ou A Casa do Medo, ou Incidente in a Ghostland - 2018) é um filme dirigido por Pascal Laugier (o mesmo da obra prima Mártires) em que uma mãe e duas filhas se mudam para uma casa isolada no interior e logo na primeira noite são atacadas. Violento e brutal, tem lá no Prime Video. Aliás, o próprio Mártires está disponível no Prime Video no canal Reserva Imovision (se você for assinante do Prime Video e tiver um cartão de crédito, dá para pegar 7 dias grátis). Passe longe do remake norte-americano!

E se você pegar esses dias grátis no canal, aproveite e assista Funny Games (1997) do austríaco Michael Haneke.

O aclamado X (2022) do diretor Ti West entrou para o catálogo do Prime Video agorinha, também vale a pena conferir.


Pesadelo no Inferno

















Terror, suspense, fantasia e ficção científica.png
bottom of page