• Cultista

Revista Diário Macabro Nº05 (resenha)

A Diário Macabro surgiu com a proposta de trazer mais do terror nacional em antologias com autores brasileiros. Já foram 5 revistas publicadas e essa é a primeira edição que leio (a e primeira da qual participo com uma tradução). Posso dizer que fiquei nada menos do que impressionada com a qualidade dos contos e ilustrações apresentados.



São 12 contos originais, uma tradução, uma história em quadrinhos e uma entrevista. Alguns me agradaram mais do que outros, mas como foi impossível escolher só alguns favoritos, vamos conhecer brevemente todos eles:



Cadeira Negra - Rodrigo Reis


Um dono de restaurante recebe uma visita inusitada que lhe dá um baita calote, e o que parecia mais um revés para o seu estabelecimento se torna uma virada de sorte. Não sei porque, mas acabei perdendo a fome...



O Demônio de Cromwell Street - Bárbara C. Oliveira


Fred mora sozinho no topo de uma colina, foi abandonado por sua família e entra em desespero ao ouvir aquelas batidas em sua casa. O protagonista trava uma luta contra o sobrenatural e seus próprios demônios regada a muito sangue.



Biblioteca de Originais - Igor Moraes


Vitor é um escritor que repentinamente lembra que tem que devolver um livro para a biblioteca. Ele corre até o local e percebe que lá existem alguns volumes dos quais nunca ouviu falar.




A Canção da Morte - Marlon P. Silva


Um casal decide se arriscar por uma trilha com seu guia, afim de chegar a um local paradisíaco, se deparando com uma lenda bem conhecida pelos brasileiros.



Pumpkin - Kelly Amorim


Um mini conto com a temática do Halloween (e um belo toque macabro).



Devaneios de Uma Manhã de Verão - Charlitto Ogami


O conto tem um início tipicamente lovecraftiano, com um narrador-protagonista mergulhado nos horrores que viveu, mas seu desenrolar se mostra uma loucura total que mistura sci-fi e horrores cósmicos recheada de gore. Surpreendente!



Diário de um Vampiro - Paulo Otávio Barreiros Gravina


Um vampiro adolescente escrevendo seu próprio diário e relatando sua "vida". É um conto divertido com um toque de humor.



A Noite dos Encouraçados - Gregory Polo


A capa dessa edição é referente a esse conto fantástico, que mostra uma cidade atacada por essas criaturinhas aladas chamadas de "encouraçados".



A Casa - Ricardo Seelig


Cinco amigos se juntam em uma antiga cabana no meio da floresta em que décadas atrás houve um assassinato seguido de um macabro suicídio. Esse é certamente o conto mais pesado da obra inteira e é deliciosamente gore e sexy ao mesmo tempo.



No Topo da Colina a Loucura Habita - Julierme Rabello de Souza


Um conto que remete aos clássicos do terror com um clima sobrenatural, envolvendo um antigo casarão e seu funcionário remanescente.



Verdade ou Desafio - Rafael Beltrame


Um grupo de adolescentes jogando "verdade ou desafio" em um conto de terror, o que poderia dar errado?



Dagonis Filli - Fábio Aresi


Dois amigos assistem uma antiga fita de VHS resgatada de um incêndio em uma delegacia cujo conteúdo é repleto de horrores. Sua continuação será publicada na edição número 06 da revista (e eu mal posso esperar!)




Tradução: A Voz na Noite - William Hope Hodgson


A tradução nesta edição é do conto mais famoso de William Hope Hodgson, conhecido pelas suas aventuras marítimas. Aqui, uma embarcação surge no meio da noite e seu ocupante conta a história de seu naufrágio e o local onde se abrigou, repleto de um misterioso fungo. A obra recebeu uma adaptação produzida por ninguém menos que Alfred Hitchcock. Trata-se de um episódio da série Suspicion de 1958 dirigido por Arthur Hiller.



Quadrinho: O Sacrifício dos Lobos - André Martuscelli


Uma breve história com arte incrível do autor, com uma pegada Black Metal.



Entrevista: Ikarow


Ikarow escreve, desenha e roteiriza seus trabalhos, unindo folclore e temáticas lovecraftianas. Uma ótima entrevista para conhecer o trabalho desse artista talentoso.


Além do conteúdo citado acima, a revista conta com diversas exclusivas ilustrações de diferentes artistas.


Você pode adquirir essa edição e as anteriores, além de conhecer os projetos em financiamento, no site oficial da Editora Diário Macabro.