• Mimi Zanetti

Os melhores episódios de Black Mirror (Netflix)

Black Mirror é uma série antológica lançada pelo canal britânico Channel 4 em 2011, tendo seus direitos adquiridos pela Netflix em 2016. Sua premissa é trazer temas tecnológicos que se passam em um futuro distante ou em um presente alternativo.


A maioria das pessoas já deve ter ouvido "isso é tão Black Mirror" por aí, pois muitos dos assuntos que trata são reais, ou pelo menos imaginados, pela nossa geração conectada à internet e à tecnologia.


Segue agora a lista dos episódios de Black Mirror:


Top 3


1. White Christmas/Natal (Episódio 04 - Temporada 02): dois caras conversando em uma mesa na véspera de Natal, um deles confessa que fazia trabalhos guiando mentalmente outros homens através de um dispositivo em suas cabeças, para que se dessem bem em encontros. Assim que começa o episódio final dessa segunda temporada e é o melhor de todos. Com várias histórias interligadas, é complexo, detalhado e muito bem conduzido.



2. Hang the DJ (Episódio 03 - Temporada 04): imagine um aplicativo de relacionamentos como o Tinder, só que com o diferencial de te mostrar o quanto tempo aquele relacionamento vai durar. Pode ser uma noite, algumas horas, ou até o resto da sua vida. O nome do episódio é da música Panic, do The Smiths.



3. San Junipero (Episódio 04 - Temporada 03): duas jovens se encontram e iniciam um relacionamento. Parafraseando o filme Interstelar, "O amor é a única coisa que transcende o tempo e o espaço". Um episódio adorável.



Episódios BONS


Nosedive/Queda Livre (Episódio 01 - Temporada 03): nesse mundo, as pessoas avaliam umas às outras. Lacie (Bryce Dallas Howard) fica obcecada em aumentar seu índice de aprovação, fazendo tudo por algumas "estrelinhas". É sempre um deleite ver essa atriz sensacional.


Shut Up and Dance/Manda Quem Pode (Episódio 03 - Temporada 03): eu particularmente gosto desse episódio porque ele traz um medo muito real. Quantas pessoas de fato pensam que estamos sendo monitorados através das câmeras de notebooks e celulares? Seja por hackers ou entidades governamentais obscuras, muitas pessoas de fato têm esse temor. E é esse o argumento inicial do episódio, que traz um adolescente que recebe uma mensagem chantageando-o, após ter sido decorosamente filmado por um hacker, se masturbando na frente de seu computador.


Hated in the Nation/Odiados Pela Nação (Episódio 06 - Temporada 03): após um incidente, uma escritora é massacrada nas redes sociais, inclusive com muitas pessoas desejando sua morte, até que um dia ela é encontrada morta em sua casa. Cabe a duas detetives investigar o caso que aparentemente começou com cyberbullying, descobrindo que o problema é muito maior do que esperavam.


O episódio tem um bom enredo, porém muito mal executado. Começa com todo o mistério de um Arquivo X, mas se enrola, tem muitas cenas desnecessárias e acaba se tornando excessivamente longo, e com momentos maçantes. Entretanto, seu final o redime.


USS Callister (Episódio 01 - Temporada 04): que tal uma realidade alternativa no estilo Star Trek, com naves, mundos, monstros alienígenas e batalhas intergaláticas? Mas nem tudo é o que parece...


Fifteen Million Merits/Quinze Milhões de Méritos (Episódio 02 - Temporada 01): nesse mundo futurista, a vida das pessoas se resume a pedalar e ganhar créditos. Ótima atuação de Daniel Kaluuya, ator que ficou mais conhecido recentemente como o protagonista de Corra! (Jordan Peele).


Be Right Back/Volto Já (Episódio 01 - Temporada 02): Martha Powell é uma mulher que perde o namorado em um acidente de carro, e através da inteligência artificial se conecta novamente ao falecido, primeiro por mensagem, depois por voz e finalmente de forma física.


Black Museum (Episódio 06 - Temporada 04): uma mulher para em um museu de crimes tecnológicos no meio da estrada, e seu proprietário conta as histórias relacionadas aos artefatos expostos. Esse episódio é composto por quatro narrativas distintas que se interligam.


White Bear/Urso Branco (Episódio 02 - Temporada 02): uma mulher acorda em sua casa sem nenhuma memória, não sabe seu nome, seu passado e como chegou lá. Logo ela começa a ser perseguida por pessoas mascaradas, enquanto outros ao invés de ajudá-la ficam apenas filmando tudo com seus celulares. Algo nisso te lembra a vida real? Ah, e continue assistindo enquanto os créditos passam.


The Entire Story of You/Toda a Sua História (Episódio 03 - Temporada 01): em uma realidade alternativas, as pessoas possuem um dispositivo que grava tudo o que pessoa faz, vê e ouve. As memórias podem ser acessadas e revistas, não só pelo proprietário delas. Agora se imagine nessa realidade alternativa brigando com a sua esposa, acessando suas memórias e lembrando "aquele dia" em que ela disse "aquela coisa"...



Episódios MEDIANOS


Striking Vipers (Episódio 01 - Temporada 05): hoje em dia temos vídeo games de realidade virtual que permitem uma experiência única para o jogador. Mas o que você faria se pudesse entrar fisicamente em um jogo, deixando suas limitações para trás? Essa é a premissa deste episódio com um enredo razoável, seu desenvolvimento é morno e traz as questões virtual vs. real, e a possibilidade interacional humana-tecnológica.


Smithereens (Episódio 02 - Temporada 05): um motorista de aplicativos de transporte se envolve em uma situação que deixa a vida de um funcionário e a sua própria em jogo. O episódio traz o debate do quanto somos influenciados pelas redes sociais nas nossas vidas, para o bem ou para o mal, o grande problema dele é o desfecho fraco e desenvolvimento lento.


Crocodile (Episódio 03 - Temporada 04): Shazia é uma mulher contratada para investigar um acidente, se utilizando de um dispositivo que acessa a memória das pessoas envolvidas. O que ela não sabe é que uma das testemunhas já havia se envolvido em um acidente 15 anos atrás, e vai fazer de tudo para mantê-lo em segredo.


The National Anthem/Hino Nacional (Episódio 01 - Temporada 01): a Princesa Susannah da família real britânica é sequestrada, e o seu raptor faz um pedido inusitado para não matá-la: o primeiro ministro precisa ter relações sexuais com um porco em rede nacional. Não é um episódio genial em si, mas por ter sido o primeiro é bem impactante.


Playtest/Versão de Testes (Episódio 02 - Temporada 03): um viajante norte americano testa um novo tipo de realidade virtual em jogos. Não empolga, mas é bem montado e bem feito, trabalhando com os medos do protagonista.

Te lembra algum filme?


Episódios FRACOS


Rachel, Jack and Ashley Too (Episódio 03 - Temporada 05): uma adolescente fica obcecada pela boneca de sua cantora preferida, Ashley O, interpretada por Miley Cyrus. Miley é talentosa, mas não consegue carregar o episódio inteiro nas costas. Ponto positivo para Nine Inch Nails na trilha sonora.



The Waldo Moment/Momento Waldo (Episódio 03 - Temporada 02): Waldo é um desenho dublado por um comediante fracassado, que entrevista políticos e figuras públicas de modo ofensivo. O episódio começa divertido, mas vai decaindo ao longo de seus 40 minutos.


Arkangel (Episódio 02 - Temporada 04): uma mãe zelosa instala um dispositivo em sua filha para que possa monitorá-la e evitar que tenha contato com certos tipos de conteúdos, por exemplo violência. Mas conforme a filha se torna uma adolescente, o monitoramento causa problemas entre elas. Um episódio fraco com algumas boas ideias.


Metalhead (Episódio 05 - Temporada 04): em um cenário pós apocalíptico, uma mulher tenta sobreviver fugindo de cães-robô. Um episódio fraquíssimo.


Men Against Fire/Engenharia Reversa (Episódio 05 - Temporada 03): um episódio que traz o debate da ética e uso de tecnologia em tempos de guerra. Demora bastante a engrenar, tem seus momentos interessantes mas é completamente esquecível.