• Cultista

Arquivo X - O Filme (1998) + curiosidades

Em maio de 1998 terminava a 5ª temporada de Arquivo X. Seu último episódio mostra a sala de Mulder toda queimada, como um fim dos Arquivos X. E realmente, a intenção dos produtores era transformar a série de TV em uma série de filmes, tanto que em junho do mesmo ano foi lançada a primeira obra cinematográfica da franquia.



Arquivo X - O Filme é como um recomeço totalmente auto explicativo, não é necessário ter assistido sequer um episódio da série para entendê-lo. Quem nunca viu Mulder e Scully, logo descobre que eles trabalhavam juntos na seção do FBI conhecida como Arquivo X, onde investigavam juntos casos sobre o estranho e o paranormal.


O filme se inicia em 35,000 a.C. no local que hoje conhecemos como o Texas. Dois homens das cavernas se encontram com uma entidade alienígena e são infectados com uma espécie de vírus extraterrestre. Há um salto no tempo para o ano atual, em que um grupo de garotos encontra naquele local uma caverna há muito tempo escondida, e adivinhem, o vírus infecta um dos catarrentos. Logo, o comboio governamental inteiro aparece, como previsto.


Em Dallas, os agentes Fox Mulder e Dana Scully estão trabalhando em um caso que envolve uma ameaça terrorista. Estão em busca de uma bomba que supostamente explodiria um prédio, e por acaso, Mulder a encontra.



A trama gira em torno do vírus alienígena e a busca pela sua cura, envolvendo a manipulação pelo governo e pela agência não-tão-governamental responsável pelos contatos e acobertamentos de situações com extraterrestres. Apesar de parecer mais um episódio estendido, pode agradar tanto os antigos fãs quanto aqueles que nunca assistiram um episódio na vida, o que de fato trouxe novos espectadores para a série.


No fim do filme (juro que não é spoiler) descobrimos que os Arquivos X foram reabertos, e Mulder e Scully voltam a trabalhar juntos nos casos insólitos, com a estréia da 6ª temporada apenas alguns meses depois.


O filme foi dirigido por Rob Bowman, responsável pela direção de diversos episódios da série. Destaque para a trilha sonora que conta com Filter, The Cardigans, Foo Fighters, The Cure, entre outros.


Curiosidades sobre o filme:


  • A cena final foi gravada em Tataouine, Tunísia, o mesmo local onde George Lucas filmou as cenas de Tatooine em Star Wars (1977);

  • O filme ganhou o codinome Blackwood durante as filmagens, em referência ao autor Algernon Blackwood;

  • Para não haver vazamentos do roteiro, os scripts foram enviados em papel vermelho com o nome de seu portador em diagonal em cada página;

  • Terry O'Quinn, além de seu personagem nesse filme, faz mais duas participações na série só que em papéis completamente diferentes, na 2ª e 9ª temporadas;

  • Na cena em que Mulder está bêbado no beco, ele aparece urinando em frente a um poster do filme Independence Day (1996).


Mais que amigos, friends


Arquivo X: O Filme (1998)

The X Files


Direção: Rob Bowman

Roteiro: Chris Carter e Frank Spotnitz

Duração: 121 minutos


Fontes:

15 Things You Never Knew About 'The X-Files' Movie on its 20th Anniversary