Review | Arquivo X - 1ª Temporada

Atualizado: Set 20

A primeira lembrança que vem à minha memória quando se fala de Arquivo X, é a icônica música de introdução, seguida por lampejos de diversas noites no sofá da sala com a minha mãe, assistindo aos episódios exibidos pela TV Record na década de 90.


Não sei bem quando começou o meu fascínio por fenômenos paranormais e ufologia, mas com certeza a série teve um papel crucial na formação dos meus gostos e interesses pessoais, se tornando a minha série televisiva favorita de todos os tempos.

Seu início se deu em setembro de 1993, teve nove temporadas e seu primeiro final foi em maio de 2002. A décima e décima primeira temporadas estrearam em 2016 e 2018 respectivamente, trazendo aos fãs um revival do seriado. Arquivo X foi idealizado pelo produtor, roteirista e diretor Chris Carter, e tem David Duchovny e Gillian Anderson no papel da dupla de protagonistas, os agentes especiais do FBI Fox Mulder e Dana Scully.

Fox Mulder é um agente encarregado dos Arquivos X, casos do FBI com tons de paranormalidade. Ele acredita que sua irmã tenha sido abduzida por alienígenas durante sua infância, e tem uma grande afinidade com casos insólitos. Entretanto o seu trabalho é desacreditado dentro da própria agência governamental, que o relega a um pequeno escritório nos porões do departamento.

Para averiguar e convalidar seu trabalho (ou talvez até mesmo espioná-lo, como o próprio Mulder pressupõe de início), a agente Dana Scully é designada para integrar os Arquivos X, corroborando com informações científicas para os casos insólitos.

Nesta primeira temporada, temos o entrosamento inicial entre os dois agentes, que apesar do clima de desconfiança preliminar desenvolvem uma grande admiração profissional um pelo outro. Mulder quer acreditar”, enquanto Scully representa o ceticismo, e juntos investigam casos que envolvem telecinesia, reencarnação, milagres, fantasmas, seres fantásticos, e a grande conspiração alienígena governamental que acompanha a série inteira.

Por mais que Gillian Anderson e David Duchovny estejam ainda meio “crus” como atores, a crença (mesmo que com toques de ingenuidade) e o ceticismo são passados ao público genuinamente. Com mais altos do que baixos, esta primeira temporada traz todos os elementos que fizeram com que Arquivo X se tornasse a série icônica que hoje conhecemos.


Número de episódios: 24

Duração: 45 minutos

Início: 10 de setembro de 1993

Season finale: 13 de maio de 1994


Review completo de cada episódio:

Episódio 01 - Pilot (Piloto): nesse, somos apresentados a Mulder e Scully, que por sua vez acabam de se conhecer e têm em mãos um caso aparentemente relacionado a abduções alienígenas de jovens no Oregon, o preâmbulo de um conjunto de episódios sobre a grande conspiração alienígena. Nele também é introduzido aos telespectadores o desaparecimento de Samantha, irmã do agente Mulder.

Podemos ver a primeira aparição do personagem Canceroso (como é chamado na dublagem brasileira/Cigarette Smoking Man como é chamado no original, interpretado por William B. Davis), cuja importância aumenta gradativamente nas temporadas. Guarde o nome de Billy Miles (Zachary Ansley) e Theresa Nemman (Sarah Koskoff) para mais tarde.


Episódio 02 - Deep Throat (A Verdade Está Lá Fora): o nome do episódio em inglês é homônimo ao personagem da série, Garganta Profunda (Jerry Hardin), cujo nome real nunca foi revelado, e tem o papel de servir a Mulder como um informante dentro da Agência. Seu nome foi inspirado no caso real de Watergate, em que um informante levou à queda do então presidente Richard Nixon (década de 1970).

Mulder e Scully viajam até Idaho para investigar o desaparecimento de um piloto de testes de uma base aérea. Mulder acredita que as naves em testes tenham tecnologia alienígena. Participação especial do ator Seth Green.


Episódio 03 - Squeeze (Assassino Imortal): pessoalmente um dos meus episódios favoritos. Eugene Tooms (Doug Hutchison) é o suspeito de uma série de assassinatos que vem ocorrendo há décadas. O fígado das vítimas é cuidadosamente extraído, e peculiares marcas de digitais humanas esticadas são encontradas nas cenas dos crimes. Cabe ao agente Mulder caçar este assassino centenário, contrariando a descrença de sua parceira e todas as autoridades envolvidas. Este foi o primeiro episódio Monstro da Semana, em que é apresentado um enredo sem conexão com a mitologia da série.


Episódio 04 - Conduit (Elo de Ligação): remetendo ao desaparecimento de sua irmã, Mulder juntamente com Scully investiga o desaparecimento de uma jovem que acampava com a mãe e irmão próximo ao Lago Okobogee, em Iowa, possivelmente relacionado à abdução alienígena. Embora não seja conectado diretamente à mitologia da série, traz algumas informações sobre a abdução de Samantha.

Vale lembrar que a série reciclou muitos atores coadjuvantes, por exemplo, o pequeno Joel Palmer aparece aqui interpretando Kevin Morris, mas posteriormente volta à 3ª temporada em outro papel.


Episódio 05 - The Jersey Devil (O Demônio de Jersey): mais um episódio “Monstro da Semana”, desta vez baseado na lenda da criatura que habita a floresta de Pine Barrens, localizada em Nova Jersey. Os agentes são enviados ao local para investigar um caso de homicídio com características de canibalismo.


Episódio 06 - Shadows (“Sombras”): o episódio traz dois assaltantes mortos em condições peculiares, com as gargantas espremidas por dentro. Telecinese ou um espírito vingativo? O episódio foi inspirado no filme O Enigma do Mal (The Entity, de 1982), em que uma mulher é violentada sexualmente por uma entidade sobrenatural.


Episódio 07 - Ghost in the Machine (O Fantasma da Máquina): o antigo parceiro de Mulder no FBI o chama para auxiliá-lo na investigação de um assassinato em uma empresa de softwares. Seria possível uma inteligência artifical criar autonomia, podendo inclusive matar?


Episódio 08 - Ice (Terror no Gelo): Mulder e Scully são levados ao Alasca para investigar a morte dos membros de uma equipe de pesquisas. Lá descobrem a existência de um parasita de possível caráter alienígena. A história foi inspirada pela novela Who Goes There? de John W. Campbell (publicada em 1938), que também serviu de inspiração para o filme O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982).


Episódio 09 - Space (Missão em Perigo): inspirado na região de Cydonia Mensae, em Marte, em que uma estrutura causa a ilusão de ótica de um rosto humano, os agentes investigam a sabotagem de um lançamento de uma Nave, enquanto um dos cientistas responsáveis é assombrado pelo rosto marciano. É o episódio mais caro da primeira temporada, entretanto o pior dela.


Episódio 10 - Fallen Angel (Caçada Sangrenta): após uma “dica” do Garganta Profunda, Mulder vai até o Wisconsin averiguar a queda de um OVNI, e acaba por ser detido com o ufólogo Max Fenig (Scott Bellis). Mais um episódio relacionado à mitologia da série.


Episódio 11 - Eve (Projeto Litchfield): o pai de uma garotinha em Connecticut é encontrado morto com o sangue completamente drenado, o que Mulder acredita que a exsanguinação seja uma forma de mutilação extraterrestre como as que ocorrem em gado. Entretanto, os agentes logo se deparam com uma morte similar na Califórnia, e a filha da vítima tem aparência idêntica à da garota relacionada à primeira morte.


Episódio 12 - Fire (O Incendiário): uma antiga colega universitária de Mulder o chama para analisar uma série de assassinatos que podem estar relacionados a um serial killer capaz de manipular o fogo com a mente. Curiosidade: a palavra pirocinese foi descrita pela primeira vez por Stephen King em seu romance A Incendiária, e seu significado é a capacidade de criar e controlar fogo com o poder da mente.


Episódio 13 - Beyond the Sea (O Vidente): o título original vem de uma música de Jack Lawrence, versão inglesa de La Mer, de Charles Trenet. Na história, Brad Dourif (Brinquedo Assassino, Um Estranho no Ninho) em atuação inspiradíssima, aparece no papel do assassino Luther Lee Boggs que está no corredor da morte, e é designado para auxiliar Mulder e Scully em um sequestro para comutação de sua pena. Neste episódio, Scully acaba de perder seu pai, e acaba sendo influenciada pelos supostos poderes psíquicos de Boggs, e pela primeira vez na série, os papéis de “cético” e “crente” se invertem. É o ponto mais alto de toda temporada.


Episódio 14 - Gender Bender (Assassino ou Assassina): um homem sai com uma mulher de uma boate para um hotel, porém no dia seguinte o homem é encontrado morto, e quem aparece nas fitas de segurança saindo do quarto é um outro homem. A investigação leva os agentes à pequena comunidade dos Kindred (similares aos Amish), com características ímpares. Neste episódio, Nicholas Lea aparece como um coadjuvante em um papel completamente aleatório, mas a partir da segunda temporada junta-se ao elenco regular no papel do antagonista Alex Krycek.

É o primeiro episódio dirigido por Rob Bowman, que contando com este, esteve na direção de 33 episódios da série e do filme de 1998.


Episódio 15 - Lazarus (Dupla Identidade): o antigo parceiro de FBI da Scully é seriamente ferido em um assalto a banco. À beira da morte, ele consegue ser revivido, enquanto que o assaltante morre, porém todas as evidências levam Mulder a crer que o espírito do defunto possuiu o corpo do agente federal.


Episódio 16 - Young at Heart (O Homem Que Não Queria Morrer): neste episódio conhecemos um pouco mais sobre o passado de Mulder no FBI. John Barnett é um criminoso capturado por Mulder em seu primeiro caso e dado como morto há seis meses, só que começam a aparecer indícios de que na verdade está vivo.


Episódio 17 - E.B.E. (O Ser do Espaço): o título original é acrônimo em inglês de entidade biológica extraterrestre. Neste episódio somos apresentados ao trio de nerds Os Pistoleiros Solitários (The Lone Gunmen), composto por John Fitzgerald Byers (Bruce Harwood), Richard Langly (Dean Haglund) e Melvin Frohike (Tom Braidwood). O grupo aparece com frequência no seriado, e chegou a ganhar um spin off de nome homônimo que durou apenas uma temporada.

Mulder e Scully se envolvem em uma caça por um OVNI abatido. Um episódio cheio de conspiração dedicado à mitologia que aos poucos vai tomando forma.


Episódio 18 - Miracle Man (Homem dos Milagres): a dupla do FBI investiga mortes relacionadas a um jovem conhecido por promover curas espirituais. O episódio teria muito mais elementos visuais religiosos, mas que foram barrados pela Fox.


Episódio 19 - Shapes (A Besta Humana): Mulder e Scully vão até uma reserva indígena investigar um assassinato que o agente acredita estar relacionado à licantropia.


Episódio 20 - Darkness Falls (Quando a Noite Cai): a dupla do FBI é chamada para investigar o desaparecimento de um grupo de madeireiros. Inicialmente aparentando ser um ato de eco-terrorismo, a floresta mostra que é capaz de esconder segredos milenares mortais.


Episódio 21 - Tooms (Eugene Tooms Volta a Atacar): o monstro-mutante-vilão do terceiro episódio mostra que sua sede por fígados frescos ainda não foi saciada. O diretor assistente do FBI Walter Skinner (Mitch Pileggi) é apresentado, e a partir da segunda temporada se torna um personagem recorrente.


Episódio 22 - Born Again (Volta do Além): Maggie Wheeler, a estridente Janice de Friends, aparece no papel da detetive Sharon Lazard, que encontra uma pequena garota em um beco de Nova York. Após passar um tempo sozinho com a garota na sala de investigação, o parceiro da detetive é misteriosamente arremessado para fora da janela, morrendo em seguida. Telecinese e reencarnação são os temas deste episódio, detestado por muitos membros da equipe, incluindo David Duchovny.


Episódio 23 - Roland (Roland): assassinatos ocorrem em um centro de pesquisas aeroespaciais, e de alguma forma o zelador deficiente mental pode estar envolvido com as mortes. O episódio traz o tema da criogenia, além de uma bela atuação de Željko Ivanek como Roland.


Episódio 24 - The Erlenmeyer Flask (Jogo de Gato e Rato): o season finale traz as informações mais importantes da temporada para a mitologia da série, colocando os agentes perto da verdade sobre a conspiração governamental para encobrir a presença de extraterrestres na Terra. O episódio culmina com evidências alienígenas palpáveis, e as vidas de Mulder e Scully estão em perigo.


Nota geral: 9.0/10

Melhores episódios: 03, 13, 19, 21, 23

Piores episódios: 09, 22

Episódios relacionados à mitologia: 01, 02, 10, 17

“Monstros da Semana”: 03, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 18, 19, 20, 21, 22, 23


1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Untitled design_edited.png