- Cultista
A Maldição de Sarnath - H.P. Lovecraft (análise)
Sobre o conto (contém spoilers leves):
A Maldição de Sarnath é um conto publicado pela primeira vez em 1920 na revista escocesa The Scot, e faz parte do Ciclo dos Sonhos de Lovecraft. A história se passa na terra de Mnar, onde há 10 mil anos houve a colonização por parte de um povo que praticava pastoreio, fundando a cidade de Sarnath.
Porém, no outro lado do lago, na cidade de Ib, viviam criaturas peculiares "de cor verde lago, olhos saltados, lábios moles caídos e curiosas orelhas", que não possuíam voz e adoravam o ídolo de pedra de uma deidade chamada Bokrug, o Grande Lagarto Aquático.
Os homens de Sarnath odiavam as criaturas, até chegar o dia em que as dizimaram e jogaram seus corpos no lago junto com os monólitos da cidade de Ib. E é no aniversário de mil anos dessa conquista que Sarnath sentirá sua maldição.

Breve análise (contém spoilers fortes!):
Lovecraft foi um autor prolífico e talentoso, mas que ficou marcado por insinuações pejorativas e racistas em algumas de suas obras, e em "A Maldição de Sarnath" podemos observar um desses episódios.
A raça dos habitantes de Ib é mostrada como feia e estranha, e seus conquistadores e genocidas, os homens fundadores de Sarnath, são descritos como "gente escura". Após serem dizimados, a cidade de Sarnath é visitada por homens descritos como "destemidos e aventureiros jovens de cabelos amarelos e olhos azuis que não têm nenhum parentesco com a gente de Mnar".
Não são as insinuações mais racistas de toda a obra do autor, mas podem incomodar alguns leitores.

Sobre Bokrug:
Esta é primeira vez que essa deidade é mencionada, e não aparece em nenhuma obra posterior. Bokrug é considerado um dos Grandes Antigos nos Mitos de Cthulhu.
Sobre as criaturas de Ib:
O habitantes da cidade aparecem em obras do escritor Lin Carter, e sua raça recebeu a denominação de Thuum'ha.
Fontes:
The Beings of Ib and their God Bokrug
Wikipedia - The Doom that Came to Sarnath