• Mimi Zanetti

13 dos Melhores Contos de Vampiro da Literatura Universal (resenha)

Esse livro é um pouco antigo, foi lançado em 2002 e teve apenas uma edição, porém ainda é possível encontrá-lo em sebos brasileiros. É uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a literatura de vampiros. Segue a lista de contos organizados por Flávio Moreira da Costa:


1. O Estranho Misterioso - Autor Desconhecido (alemão)


O conto é datado de 1844, porém seu autor permanece desconhecido. Seu título original é "Der Fremde" e foi traduzido para o inglês e publicado pela primeira vez em 1853, na revista escocesa Chambers' Repository sob o título "The Mysterious Stranger".


A história traz viajantes austríacos nos Cárpatos, onde são salvos de uma alcateia de lobos por um estranho, próximo às ruínas do Castelo Klatka. Alguns dias após o incidente, eles reencontram o estranho e Franziska, uma jovem espirituosa, o convida para sua residência.


A narrativa possui diversas similaridades com Drácula (1897), e é considerada sua percursora.



2. Carmilla - Sheridan Le Fanu


Publicado pelo primeira vez em 1872, o conto traz uma jovem atacada regularmente por uma vampira chamada Carmilla. A entidade sobrenatural por sua vez, expressa desejos românticos em relação à protagonista, tornando-se assim não somente um dos precursores do vampirismo na literatura, mas também um protótipo da vampira lésbica. É considerado um dos melhores contos de vampiro de todos os tempos.


Ilustração de David Henry Friston (1872).

3. A Boa Senhora Ducayne - Mary Elizabeth Braddon


A prolífica escritora inglesa da Era Vitoriana nos traz um conto em que uma acompanhante da idosa Sra. Ducayne viaja para a Itália à trabalho, e apesar de sua saúde perfeita, vem cada vez mais se deteriorando. É considerada uma das melhores da autora.


Ilustração da publicação original na The Strand Magazine (1896).


4. O Hóspede de Drácula - Bram Stoker


Apesar de ter sido publicado separadamente do romance Drácula, o conto é parte integrante da história porém ficou final da edição final. Foi publicado pela primeira vez em 1914 no livro Dracula's Guest and Other Weird Stories.



5. A Morta Apaixonada - Théophile Gautier


"La Morte amoureuse" foi publicado pela primeira vez em 1836 e conta a história de Romualdo, um padre que se apaixona por Clarimunda, uma bela cortesã que se torna vampira.



6. Luella Miller - Mary Eleanor Wilkins Freeman


O vampirismo apresentado nesse conto de 1902 é diferente do mito sanguinário, nele temos Luella, uma moça aparentemente saudável que faz com que todos ao seu redor definhem e morram.



7. Porque o Sangue é Vida - Francis Marion Crawford


Ambientado na Itália, o conto publicado originalmente em 1905 traz uma herança roubada e uma jovem assassinada brutalmente, que tem encontros amorosos após a sua morte.

Ilustrações de Walter Appleton Clark para a publicação original do conto na revista Collier’s, de dezembro de 1905.


8. O Conde Magnus - M.R. James


O narrador anônimo relata a expedição de um tal Sr. Wraxall à Suécia, onde tem seu interesse despertado pelo Conde Magnus, que vivera três séculos atrás. Foi publicado pela primeira vez em 1904 e apresenta mais elementos de ocultismo do que vampirismo.



9. O Quarto na Torre - Edward Frederic Benson


Um homem descreve um pesadelo recorrente em que visita a casa da família de um amigo, conforme o tempo vai passando o sonho vai levemente se modificando, enquanto que seus personagens vão envelhecendo no próprio sonho. Sua primeira publicação foi em 1921.



10. A Transferência - Algernon Blackwood


Um dos maiores e mais prolíficos autores de terror e fantasia nos traz um conto que também não segue a linha do vampiro sanguinário, e sim da transferência psíquica de energias, mostrando um descampado onde nada parece crescer e a chegada de um homem que parece sugar a vitalidade alheia.



11. Eu Sou a Lenda - Richard Matheson


Não propriamente um conto e sim um trecho da obra do autor americano publicada em 1954, em que Robert Neville é um sobrevivente de uma epidemia que transforma as pessoas em uma espécie de vampiros.



12. A História de Chugoro - Lafcadio Hearn


Patrick Lafcadio Hearn foi um autor nascido na Grécia que morou grande parte da sua vida no Japão, produzindo literatura de terror com lendas e fantasmas japoneses. Este breve conto mostra Chugoro, um jovem cujos encontros amorosos secretos com uma dama o fazem ficar cada vez mais debilitado.



13. O Senhor de Rampling Gate - Anne Rice


A autora das Cronicas Vampirescas traz a história de Julie, uma jovem que fica obcecada com a casa que herdara de seu pai, juntamente com seu irmão. Seu estilo destoa dos demais contos presentes no livro por ter um tom mais romântico.



Sobre o livro:

Ano: 2002

Páginas: 314

Idioma: Português

Editora: Ediouro


Fontes:

Wikipedia - La Morte Amoureuse

Story of the Week - For the Blood Is the Life

Wikipedia - Lafcadio Hearn